Amigos,
acompanhem a mensagem abaixo enviado em resposta à Sra. "Yoná" (cujo texto não divulgo: porque não tenho autorização da autora (não é piada: é ÉTICA)), que foi retornada ao meu marido, dadas as indagações que levaram ao lamentável acontecimento dos últimos dias.
A síntese da resposta da Sra. "Yoná", resumiu clara impressão de total desconhecimento sobre valores de autoria e propriedade intelectual, a pretexto de "boa intenção sobre divulgação". Na aludida mensagem, buscou acentuar seus predicados criativos, embora pouca criativa tenha sido a sua justificativa e muito menos a atitude que me trouxe a este lamentável cenário.
Minha crença sobre a resposta dela não está em pauta. O importante é que um contato foi feito.
O assunto tem agora a perspectiva do comprometimento da Sra. "Yoná" em retirar as imagens e, de certa forma, com isto, assumindo o que fez.
Mas não tenho dúvida que este assunto somente se esclarece porque houve mobilização, atitude e correta indignação e sobre estes agradeço a todos que me apoiaram e me defenderam.
Virna.
PS carta de meu marido.... AUTORIZADA POR ELE!!!!
Mensagem original: Assunto: Re: RE: TRABALHOS QUILLINGEnviada: 08/03/2010 23:38
Recebo a mensagem de V.Sa. e digo que a questão não se encontra em sua argumentação exposta abaixo, reveladora de notório desconhecimento sobre valores relacionados ao direito autoral e propriedade intelectual.
Esclareço que não há manifestado qualquer ofensa à V.Sa ou a quem quer que seja de minha parte ou de minha esposa, deixo isto absolutamente claro. Se houve uma vítima neste tema, esta foi a minha senhora dada a surpresa de encontrar seus trabalhos "divulgados" a pretexto, mas claramente focados em objetivos tantos, inclusive comerciais, sem o devido conhecimento ou autorização dela, comprovadamente.
Seja como for, digo que não estão aqui em julgamento ou análise as intenções de V.Sa. O que importa neste tema é unicamente a utlilização de imagens e trabalhos que detém conhecida autoria sem autorização, solicitação ou aviso prévio. Não somente em seu fotolog mas orkut e etc. V.Sa. perdeu a distinta oportunidade de se manifestar corretamente, quando e onde seria recebida com toda atenção.
Que trabalhos V.Sa. faz ou deixa de fazer, suas qualidades e méritos ou "capacidade criativa" não estão em pauta e tampouco interesse. O que está em discussão foi a atitude, não importa a que pretexto, repito, de agir em utilizar-se de imagens de outrem, apenas porque a internet assim permite. O correto arbítrio está na capacidade de discernimento ético e aqui ele foi absolutamente faltoso, confirmando o que o grande pensador e jurista brasileiro Rui Barbosa já dizia sobre a audácia...
Talvez V.Sa. desconheça que existem leis de direito autoral e propriedade de criação que regem e protegem as iniciativas intelectuais. Sua mensagem aparentemente me oferece clara condição neste sentido. Mas a ninguém o desconhecimento da lei falculta-lhe isenção.
V.Sa. entretanto, ao responder, deu um passo importante para que este assunto ganhasse algum esclarecimento . De nossa parte, se encerrará a partir do momento em que V.Sa providencie - IMEDIATAMENTE - a retirada das fotos de álbuns do orkut, papel de fundo e imagens no flogs, etc., uma vez que não autorizadas, não fará mais que a sua obrigação. Isto não é um pedido. É uma exigência.
Contudo, na medida da decência e da dignidade, aguardamos, sim, uma retratação pelos mesmos meios em que V.SA. utilizou ao divulgar o que não lhe pertence. Admissão de erro - ao contrário do que se pensa - não é sinal de fraqueza, mas de caráter. Todos erramos. Se foi o seu caso, não somos um tribunal ou inquisição para dizê-lo, mas ao assumir e se retratar - como em parte sua mensagem nos passa - não será apenas um passo para todos os envolvidos, mas, sobretudo para V.Sa., caso queira assim entender.
Entrementes, convido-a a conhecer o que o grande Rui Barbosa disse... Pela mesma internet! A diferença é que isto talvez lhe traga melhor inspiração para os seus trabalhos do que simplesmente "divulgar positivamente" produção intelectual alheia, SEM AUTORIZAÇÃO!
Grato pela atenção e retorno.
José Emílio